Você é o atleta de sua própria existência!

Pensando desta forma, o que você pode fazer para manter-se preparado para as atividades diárias e o envelhecimento?

Alimentação

Ao cultivar bons hábitos alimentares, você proporciona aporte  nutricional apropriado. Cada alimento possui características nutricionais próprias: logo, a variedade é importante para uma alimentação equilibrada.

De certo modo, sabemos quais alimentos deveríamos comer ou não. As escolhas são um exercício diário.

Evite regimes drásticos ou modismos, priorizando a reeducação alimentar e o bom senso. Um nutricionista fornecerá informações corretas e orientação adequada.

Caso perceba que há dificuldade emocional ou psíquica em sua reeducação, consulte um psicólogo e um psiquiatra.

Ajuda profissional facilitará o alcance de metas e objetivos, na busca por uma vida mais saudável.

Atividade Física

Nosso corpo necessita de estímulos físicos para sua manutenção. Assim como a prática de atividade física molda nosso corpo, alterando a composição corporal, o contrário é verdade.

No sedentarismo também ocorrem adaptações, tanto musculoesqueléticas quanto metabólicas (funcionamento de órgãos e sistemas), fazendo com que os tecidos derivem de sua fisiologia ideal.

Atividade física pode indiretamente salvar vidas. Por exemplo, no coração, o uso crônico de exercícios físicos faz com que o tecido cardíaco adapte-se, gerando uma rede vascular mais intrincada (circulação colateral, angiogênese) de modo a suprir a demanda energética elevada.

Em episódio de falta de oxigênio (isquemia) a alguma parte do coração, por tempo suficiente,  ocorre a necrose do tecido (infarto). A circulação colateral ajuda a suprir em parte a circulação afetada. Reflita sobre isso.

Sono, sistema imunológico, COVID-19

Milhões de pessoas tem seu sono afetado pelo trabalho, condições de saúde ou hábitos de vida, desregulando seu ritmo circadiano.
Esta dessincronia entre o marcapasso circadiano (relógio biológico) e os ciclos comportamentais (sono/vigília, alimentação/jejum, atividade/repouso) está associada a consequências adversas para a saúde incluindo maior suscetibilidade a infecções virais e risco aumentado para desordens inflamatórias.

O sono tem papel de equilíbrio (homeostase) na regulação do sistema imunológico.

Em tempos de pandemia, não perca o sono na internet com tratamentos precoces charlatães, preocupado com sua imunidade: vá dormir! É bem melhor 🙂

Osteopatia

Minha abordagem do paciente inclui investigação abrangente das possíveis causas de desconforto ou dor; as técnicas osteopáticas empregadas tem seu propósito terapêutico, rationale e escolha de acordo com as necessidades identificadas no paciente. Incluo recomendações coadjuvantes ao tratamento, auxiliando o paciente em sua busca pelo bem-estar.

Conclusão

Mantenha-se saudável, alimentando-se corretamente, praticando atividade física, dormindo em horários regulares adequados, tendo momentos de lazer e convivência com a família.

Lembre-se que a dor e desconforto físico interferem no seu bem-estar físico e mental.
Venha cuidar de seu corpo!

Ricardo B Fortuna é osteopata, fisioterapeuta, acadêmico de Medicina e certificado pela School of Communication Arts em Raleigh-NC, USA.

Fontes:

Levine, Alan D. Early And Late Inflammatory Responses. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition: April 2005 – Volume 40 – Issue – p S24-S25. Available at journals.lww.com/ jpgn/Fulltext/2005/04001/ Early_And_Late_Inflammatory_Responses.13.aspx

Kokka I, Mourikis I, Nicolaides NC, Darviri C, Chrousos GP, Kanaka-Gantenbein C, Bacopoulou F. Exploring the Effects of Problematic Internet Use on Adolescent Sleep: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. 2021 Jan 18;18(2):760. doi: 10.3390/ijerph18020760. PMID: 33477410; PMCID: PMC7830369.

Krueger JM, Rector DM, Roy S, Van Dongen HP, Belenky G, Panksepp J. Sleep as a fundamental property of neuronal assemblies. Nat Rev Neurosci. 2008 Dec;9(12):910-9. doi: 10.1038/nrn2521. Epub 2008 Nov 5. PMID: 18985047; PMCID: PMC2586424.