Osteopatia para Idosos

O tratamento osteopático adequado às necessidades do idoso trazem benefícios como alívio de dor, relaxamento e melhora da amplitude de movimento.

Contudo, é necessário respeito, atenção e cuidado às particularidades da condição física individual do idoso, seu estado de saúde, comorbidades e patologias em tratamento vigente.

Receber tratamento individualizado é benéfico também para sua auto-estima e bem-estar psicológico, já que recebe atenção e toque humano por parte do terapeuta.

Entretanto, ao meu ver, é fundamental ao idoso o carinho, atenção, cuidado, amparo e reconhecimento da família. Estes aspectos são manifestações do Amor.

O idoso é o adulto que caminha há muito tempo pela vida; não deve ser tratado de forma infantilizada, e sim com admiração e respeito.

O cuidado com as doenças mais prevalentes no envelhecimento e os desdobramentos dessa fase da vida são abordados pela Geriatria.

Geriatria

É a especialidade médica que se integra na área do estudo do envelhecimento com o instrumental específico para promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

Assim, chegamos ao conceito de abordagem integral do indivíduo.


Encerro este post convidando à reflexão através das palavras a seguir:

Oração do Idoso

Bem-aventurados os que sorriem e conversam comigo.
Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho, fazendo-me assim pensar em Deus.
Quando entrar na Eternidade, lembrar-me-ei deles, junto ao Senhor.
Bem-aventurados os que me fazem sentir que sou amado e não estou abandonado, tratando-me com respeito.
Bem-aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra.


Ricardo B Fortuna é Osteopata, fisioterapeuta, acadêmico de Medicina e certificado pela School of Communication Arts em Raleigh-NC, USA.