SARS-CoV-2 visto sob microscopia eletrônica – Health Protection Agency London

Sistema complemento e disfunção de coagulação em resultados adversos da infecção por SARS-CoV-2

Estudo da Columbia University Irving Medical Center sugere que a COVID grave está ligada à hiperatividade do sistema complemento e ao excesso de coagulação sanguínea.

Entre outros achados ligando o complemento à COVID, pessoas com degeneração macular tem risco maior de desenvolver severas complicações e morte por COVID.

Os autores também encontraram evidências que a coagulação está ligada à severidade da COVID e mutações em certos genes do complemento e coagulação estão associados a hospitalizações de pacientes com COVID.

Imagem colorizada de microscopia por tunelamento de elétrons mostra SARS-CoV-2 (em rosaa) emergindo de uma célula infectada. NIAID-RML/de Wit/Fischer

Resultados do estudo do mimetismo viral

A investigação do papel da coagulação e do complemento no COVID começou com uma pesquisa abrangente do mimetismo viral em todos os vírus conhecidos.

Os coronavírus realizam o mimetismo principalmente com proteínas envolvidas na coagulação e proteínas que compõem o complemento.

As proteínas do complemento ajudam a eliminar os patógenos, podendo também aumentar a coagulação e a inflamação no corpo.

O novo coronavírus, por imitar o complemento ou proteínas de coagulação pode levar ambos os sistemas a um estado hiperativo.

Degeneração macular associada à maior mortalidade por COVID

Se o sistema complemento e a coagulação influenciam a severidade da COVID, pessoas com complemento hiperativo ou disfunções de coagulação pré-existentes devem ser mais sucetíveis ao vírus.

Isto levou os pesquisadores a observar pacientes com COVID que tinham degeneração macular, assim como trombose e hemorragia.

Dentre 11.000 pacientes do Columbia University Irving Medical Center com suspeita de COVID-19, mais de 25% das pessoas com degeneração macular relacionada à idade morreram, em comparação com a taxa média de mortalidade de 8,5% e 20% necessitaram intubação.

Estas taxas não puderam ser explicadas por diferenças na idade ou sexo dos pacientes.

Imagem de microscopia por tunelamento de elétrons colorizada digitalmente mostrando hemácias aprisionadas em rede de fibrina.

Coagulação e Vias do Complemento Ativadas

Os pesquisadores examinaram como a atividade de genes difere em pessoas infectadas pelo coronavirus.

A análise revelou uma característica que indica que o vírus recruta e induz ativação exacerbada dos sistemas complemento e de coagulação.

Genes associados com Hospitalização

Mais evidências ligando COVID severa com o complemento e coagulação vêm de análise genética de milhares de pacientes a partir do UK Biobank.

Estes achados são outra linha de evidêcia que tais sistemas participam na morbidade e mortalidade associadas à COVID-19.

Alvos terapêuticos: Coagulação e Complemento?

Médicos tratando pacientes com COVID notaram problemas com coagulação desde o início da pandemia, e vários ensaios clínicos buscam determinar a melhor forma de usar tratamentos anticoagulantes disponíveis.

Inibidores do sistema complemento são usados em doenças relativamente raras, e pelo menos um ensaio clínico está testando-os com pacientes com COVID.

Nota sobre automedicação e terapias alternativas

Este artigo relata estudos pesquisados sobre o tema, a título de informação.

Segundo referências, o uso de anticoagulantes e antiinflamatórios é uma combinação perigosa.

NÃO use medicamentos sem prescrição médica.

Siga as recomendações da OMS.

Ricardo B Fortuna é Osteopata, fisioterapeuta, acadêmico de Medicina e certificado pela School of Communication Arts em Raleigh-NC, USA.

Fontes:

• Columbia University Irving Medical Center. Ancient Part of Immune System May Underpin Severe COVID. August 3, 2020. disponível em: https://www.cuimc.columbia.edu/news/ancient-part-immune-system-may-underpin-severe-covid

• Ramlall, V., Thangaraj, P.M., Meydan, C. et al. Immune complement and coagulation dysfunction in adverse outcomes of SARS-CoV-2 infection. Nat Med (2020). https://doi.org/10.1038/s41591-020-1021-2

• Harvard Health Letter. Bad mix: Blood thinners and NSAIDs. Updated: December 16, 2019. Published: October, 2013. disponível em: https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/bad-mix-blood-thinners-and-nsaids

• Williams, A. Anticoagulants, anti-inflammatory medications a dangerous combination. Disponível em: https://williamsonmedicalcenter.org/in-the-community/healthyu/2018/09/21/anticoagulants-anti-inflammatory-medications-a-dangerous-combination/