Isolamento social, home office e dor

Ricardo B Fortuna

Durante o isolamento social, passamos mais tempo usando celular e computador. Menos exercício, mais imobilidade, gerando desconforto ou dor.

“Com a quarentena, 41% das pessoas que não tinham dor de coluna passaram a sofrer com isso; uma pesquisa da Fiocruz revelou também que 50% das pessoas que tinham dor crônica na coluna pioraram durante o isolamento social e o trabalho em home office. Os motivos vão da falta de atividade física, uso excessivo do computador às mudanças nas tarefas domésticas.” *

Manter seu olhar horizontal, mover-se e apoiar sua coluna são algumas chaves para um home-office saudável – e não requer investimento caro.

Não se trata somente da cadeira

Pergunte-se, “qual o espaço da casa será usado? Como trabalharei ali? Em quais horários? Posso realizar todas as tarefas requeridas ali?

Planejamento cuidadoso, por exemplo, levantar-se mais cedo para iniciar as tarefas antes do resto da casa entrar em ação, pode reduzir stress e melhorar a produtividade.

Isto inclui estabelecer limites e distinções entre trabalho e estar em casa. Vestir-se para o trabalho, utilizar fones de ouvido, comunicar “estou trabalhando”, estabelecer horários claros e compartilhá-lo com gerentes e colegas.

Durante o isolamento social, com todos em casa, pode-se facilmente começar a trabalhar duas a três horas a mais por dia, o que pode incorrer em stress e dores relacionadas a longas horas de trabalho.

As crianças passaram a ter aulas em casa, tornando difícil a conciliação de tarefas realçando a necessidade de estabelecer rotinas e limites.

Consulte o artigo Home Office e Ergonomia neste blog!

Dedique um tempo a cuidar de você!

Agende sua consulta!

Ricardo B Fortuna é Osteopata, fisioterapeuta, acadêmico de Medicina e certificado pela School of Communication Arts em Raleigh-NC, USA.


fontes: 

  • https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/303940/com-quarentena-41-das-pessoas-que-nao-tinham-dor-d.htm
  • The Guardian. Home office ergonomics: how to work from home without breaking your back. disponível em:
    https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2020/apr/21/home-office-ergonomics-how-to-work-from-home-without-breaking-your-back